- Back to Home »
- Adobe , áudio »
- Adobe Audition
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Gravação, mixagem, edição e masterização. O Adobe Audition oferece tudo isso e algo mais para produção musical do começo ao fim.
O Adobe Audition começou como um simples programa para editar áudio, até que a Adobe se deu conta do tamanho do filão e resolveu redirecioná-lo para a criação musical. Agora, o Adobe Audition faz parte da linha Creative Suite como um estúdio de gravação multi-pistas que oferece todo o refinamento esperado dos produtos da companhia, incluindo a alta presença de jargões técnicos.
Antes de mais nada, tenha em conta de que se trata de um download um pouco grande (230Mb para ser exato) e de que a instalação do Adobe Audition pode ser um pouco demorada. Portanto, não tenha pressa quando decida provar este programa.
Durante o processo de instalação, o Adobe Audition procura por formatos compatíveis em seu PC e logo pergunta quais tipos de arquivo você deseja associar ao programa. Em princípio pode parecer exageradamente detalhado, porém evita que a biblioteca do Adobe Audition seja um buraco negro formado por todo e qualquer tipo de arquivo de áudio no futuro.
A interface do Adobe Audition apresenta um visual limpo, comparado com a quantidade de recursos e ferramentas que oferece. Há três modos de visualização do painel principal: "Edit", onde você pode trabalhar em detalhes a edição de áudio de uma pista, "Multitrack", com uma visão geral de todas as pistas e controles individuais para cada uma delas e ainda o modo "CD", que possibilita queimar um CD com as suas criações.
No modo "Multitrack" existe a opção de visualizar um completo Mixer, onde a coisa fica ainda mais divertida. Controles de volume, fade, pan, filtros e efeitos (envio e inserçao) estão posicionados de maneira intuitiva e simples no Adobe Audition.
A organização dos recursos e janelas do Adobe Audition é bastante clara e flexível. Os painéis que estão ativos sempre ficam marcados com uma borda laranja, e cada um deles está organizado por abas (tabs) que servem para separar bem os arquivos importados, os efeitos, recursos favoritos e outras ferramentas. Os painéis e janelas podem ainda ser desbloqueados para que você organize a sua interface da maneira mais cômoda.
O processo de edição de pistas no Adobe Audition utiliza comandos de copiar, recortar e colar, comuns à maioria de programas de edição de áudio e vídeo. Você só tem que marcar os pontos de entrada e saída, recortar e colar para conseguir o resultado que deseja. Porém, o Adobe Audition vai muito além disso.
O programa pode detectar padrões de beats e ritmos para sugerir pontos de entrada e saída adequados e ainda possibilita a edição de uma franja de frequência específica com o "Frequency Space Editing". Isso significa que com o Adobe Audition, você pode eliminar ruídos com precisão e até aplicar um efeito de distorção somente ao bumbo da bateria.
O Adobe Audition suporta instrumentos virtuais e plugins nos formatos VST, ASIO, DirectX e ReWire.
Se você busca apenas um editor de áudio, o Adobe Audition pode ser como um tiro de canhão em uma formiga. Neste caso, programas como o Music Editor Free ou o Audacity são alternativas interessantes. Agora, se o assunto é uma solução para o seu home studio ou projeto profissional, o Adobe Audition é umaexcelente escolha.
Baixe o programa aqui: Download Adobe Audition.