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quarta-feira, 26 de março de 2014
7 Days to Die é um
jogo de sobrevivência em primeira pessoa no qual você tem que
enfrentar os perigos do ambiente, construir locais, recolher
recursos num estilo que lembra muito o Minecraft em uma versão
orientada para a sobrevivência.
Em 7 Days to Die, você
começa a partida largado à própria sorte em um mapa imenso, sem
qualquer equipamento a não ser a sua vontade de sobreviver. O jogo
será familiar para os apaixonados por Minecraft, e mais recentemente
Rust e DayZ: você terá que coletar o necessário para sobreviver,
se alimentar, construir um abrigo e resistir aos animais selvagens e
outras hordas de zumbis que querem devorá-lo.
Você pode mudar à
vontade o seu ambiente (como em Minecraft), com algumas inovações
interessantes, como um sistema de nivelamento que permite, por
exemplo, cavar buracos e destruir partes das paredes, mantendo a
consistência no fundo.
7 Days to Die tem a
ambição de oferecer um vasto mundo aberto, onde você pode
modificar e construir o que der na telha, proporcionando uma
aparência de sobrevivência desenvolvida. Só que o jogo ainda está
em uma versão "alpha", e suas promessas esbarram na
realidade.
O sistema de crafting
(fundamental nesse tipo de jogo) não é interessante, e oferece
poucos objetos, notando-se cruelmente a falta de ergonomia. Então
você vai ter algum tempo para realmente entender como ele funciona.
Especialmente no final, é frustrante manipular armas cujo uso não
recompensa o jogador. As texturas, os efeitos sonoros... Tudo
conspira para desmotivar a atirar com as armas, dando a sensação de
usar brinquedos para crianças menores de 4 anos.
Além do sistema de
crafting, falta conteúdo para o momento realmente mais divertido.
Uma vez que compreendemos como funciona a inteligência artificial e
conseguimos sobreviver às primeiras hordas de zumbis noturnos, a
diversão acaba rapidinho. Portanto, as possibilidades de construção
são por enquanto bem inferiores às do Minecraft.
Temos que encarar os
fatos que ficam evidentes logo nas primeiras cenas: 7 Days to Die é
feio. O jogo acusa os quatro anos de atraso com seus problemas de
texturas, seu motor de física inexistente e, especialmente, suas
lentidões inexplicáveis.
Mesmo se configurado
para jogar corretamente, ele dificilmente mantém uma frequência de
quadros decente. Subir a resolução para mais de 30 quadros por
segundo será um desafio! É uma pena ver esses problemas de
otimização, principalmente num jogo cujos gráficos não estão à
altura.
Os ambientes de 7 Days
to Die estão longe de serem brilhantes, e seu principal defeito é
que são muito poucos. Entre a cidade em ruínas, as montanhas e o
deserto, fazemos um tour pelos três diferentes ambientes
rapidamente. Um defeito lamentável para um jogo que tem grande parte
da sua diversão na exploração.
Quando 7 Days to Die
foi apresentado, o conceito parecia sedutor. Só que quando o alpha
saiu, a decepção tomou conta. Não que o jogo seja ruim, mas está
bem atrás se comparado aos seus principais concorrentes. 7 Days to
Die está longe de oferecer a riqueza de um Minecraft em matéria de
exploração e criatividade, e não consegue recriar a intensidade de
DayZ ou Rust em matéria de sobrevivência.
Com um sistema gráfico
antigo, inimigos pouco variados, a inteligência artificial
minimalista e a possibilidade de construção ainda muito limitada, 7
Days to Die tem poucas chances de disputar com seus ilustres
concorrentes o título de melhor jogo de sobrevivência do momento.
Uma pena para um título promissor, mas ainda há margem importante
de progresso, já que a versão ainda está em alpha. No final das
contas, ainda é cedo para que os jogadores loucos por sobrevivência
que já conhecem o Rust e o DayZ descartem o 7 Days to Die.
Baixar o programa aqui: Download 7 Days to Die.